Ego é uma palavra que, em sua origem latina, significa “eu”, primeira pessoa do singular. E no hebraico, a palavra significa alma, sendo este o elemento que existe em cada ser vivo, sendo o responsável pela capacidade de expressar as emoções.
O termo ego é utilizado na Filosofia, tendo o significado de “eu de cada um”, ou de algo que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. Já para a psicanalise, o ego é um elemento biológico e primitivo de nossa psique, atuando no inconsciente onde ficam reprimidos e guardados os traumas e desejos que deixamos escapar para o mundo, sempre motivados pelos eventos que marcaram nossa vida pregressa.
A maior atenção é entender que o ego é a imagem que uma pessoa tem de si mesma, é a parte que determina as ações e os instintos de um indivíduo diante do que ele recebe como manifestação do mundo real. Na concepção popular, ego é um termo que designa a extrema admiração de uma pessoa para consigo própria. É responsável pela capacidade de diferenciar aquilo que é possível do que é impossível diante da realidade que vivenciamos.
ATENÇÃO A ESSES PASSOS PARA CONTROLAR O EGO
1: “Deixe de ficar ofendido”
Admita que você não tem controle sobre o mundo. Você não tem controle sobre o comportamento do outro. Ficar ofendido só vai te enfraquecer.
2: “Não existe derrota”
Se tranquilize, nem sempre você vai vencer, portanto, curta a jornada e entenda que não existem derrotas ou vitórias, existe experiências acumuladas para uma próxima jornada. Livre-se da ansiedade de querer vencer tudo, ou se frustrará e se colocará como inútil quando não vencer.
3: “Você não precisa estar certo”
Acabe com a sua necessidade de sempre ter certeza. Querer sempre estar certo, gera conflitos desnecessários. Pratique a gentileza e a sabedoria.
4: “Não queira ser superior”
A verdadeira nobreza não está em tentar ser melhor que o outro, e sim em ser melhor do que você foi ontem.
5: “Pratique a gratidão no que você tem hoje”
Não espere ter para “ser mais feliz”. Seja grato pelo que você tem, e a felicidade baterá a sua porta. Acredite, esse exercício gera abundância.
6: “Deixe de se apresentar por suas realizações”
Realize e deixe de se rotular. Se mostrar por suas realizações e conquistas, te deixa preso na hora de alçar novos vôos.
7: “Esqueça a sua reputação”
A “reputação” não está em você, e sim, na mente dos outros. Se você se preocupar muito com a percepção dos outros sobre você, deixará de ter gratidão por quem você é para tentar ser melhor pra os outros, e não para você.
Mônica Caraccio Ibà @monicacaraccioiba monicacaraccioiba.com.br
Super inspirador. Ja pratico alguns destes passos e realmente ajudam muito na minha percepção de mim próprio!
Nossa mãe como a nossa mente é louca né??
Eu achava que eu era de boa rs…só depois que entrei no terreiro que percebi como realmente a vida é!
Levei altos tombos mas foram fundamentais para o meu crescimento!
Que consigamos enxergar nossos erros e saber transformá-los em aprendizados!
Muito axé